2400 pessoas foram abrangidas pelo estudo do RVCC

Estudo sobre benefícios dos processos de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências demonstra que estes trazem mais-valias para os alunos.

Foram apresentados, esta manhã, no auditório da direção regional de Qualificação Profissional alguns dos resultados qualitativos do estudo sobre as mais-valias dos processos de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências (RVCC). Maria João Freitas, diretora de Serviços do Observatório do Sistema Educativo e Cultural da RAM, adiantou que os principais benefícios resultantes do do estudo foram: aumento da capacidade de aprendizagem dos formandos, aumento da sua capacidade de motivação, autoestima, o aumento das suas capacidades de ajudar também os filhos na execução das tarefas diárias. “O que nós pretendíamos com este estudo, uma vez que até ao momento não existia nenhum estudo do género era algo que nos permitisse evidenciar se efetivamente há ou não há resultados pela participação num processo de RVCC e isso foi conseguido e é evidenciado ao longo do estudo e do relatório”, declarou.

De referir que o estudo foi feito com base num inquérito dirigido a todos os participantes e inscritos no processo de RVCC desde que e iniciaram os Centros de Novas Oportunidades na Madeira, 2005, foram abrangidas todos as pessoas que participaram e terminaram o processo de RVCC e uma amostra daqueles que se inscreveram nos centros de Novas Oportunidades. Depois Foram criados dois grupos, o grupo do RVCC e o grupo dos que foram encaminhados para outras ofertas educativas e formativas. O estudo abrangeu 2400 pessoas dos 8500 inscritos nos Centros de Novas Oportunidades.

O secretário regional da Educação e Recursos Humanos, Jaime Freitas presidiu à cerimónia de apresentação do estudo e fez questão de salientar que na Madeira nenhum Centro de Novas Oportunidades será encerrado.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB