PSD pede mais apoios para os estudantes

Sociais-democratas querem mais apoio do estado para estudantes universitários insulares.

O grupo parlamentar do PSD/Madeira deu, esta manhã, uma conferência de imprensa para chamar a atenção do Governo da República no que diz respeito aos apoios aos estudantes universitários da Madeira e dos Açores.

A deputada social-democrata Vânia Jesus defendeu, na ocasião, que o Estado tem de cumprir a sua obrigação constitucional de garantir o acesso ao ensino e rever os apoios da ação social escolar aos estudantes da Madeira e dos Açores que são os que têm mais encargos devido à insularidade.

O Estado nunca subsidiou as viagens dos estudantes das regiões e com a legislação mais recente da ação social universitária, aprovada ainda no Governo de José Sócrates, condicionou muito o acesso a bolsas e outros apoios. No caso específico dos estudantes madeirenses, os apoios dados pelo Governo Regional passaram a ser contabilizados como receita do agregado familiar, reduzindo a possibilidade de candidatura a bolsas”, explicou a deputada.

Vânia Jesus referiu ainda que, atualmente, quer o Governo Regional, quer a Universidade da Madeira têm mostrado uma preocupação no apoio social aos estudantes universitários apesar de esta não ser competência do executivo regional.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest