Dia da Região na Povoação

As cerimónias comemorativas do Dia da Região Autónoma dos Açores este ano decorrem na Vila da Povoação, na ilha de S. Miguel.

O feriado, que é celebrado anualmente na segunda-feira do Espírito Santo, conta com um vasto programa, tendo como expoente máximo a sessão solene, que terá o seu início pelas 12 horas e irá realizar-se na zona junto ao Pontão.

Nesta cerimónia, que vai contar com a presença do Representante da República para os Açores, Pedro Catarino, e de outras autoridades, serão atribuídas 48 insígnias honoríficas a personalidades e instituições, que se distinguiram na consolidação da identidade histórica, cultural, política e económica dos Açores.

O início das comemorações terá lugar, uma hora antes, com o desfile de todas as filarmónicas do concelho que, em conjunto, irão executar os hinos nacional e dos Açores.

Após, a sessão solene, pelas 14:30 horas, será servido um almoço aberto a toda a população com as tradicionais sopas do Espírito Santo, no Terreiro junto à Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Nos dias anteriores cumpre-se um diversificado programa de eventos associados a estas comemorações. Assim, é de realçar a realização, na sexta-feira, dia 25 de maio, no Jardim Municipal da Povoação, a partir das 21 horas, um concerto e cantigas ao desafio.

No dia seguinte, pelas 16 horas, encena-se o “Desembarque dos Povoadores”, na praia dos Palames. Mais tarde, às 18 horas, no centro da vila, é inaugurada a Feira Povoacense, que vai ser animada por vários grupos folclóricos locais e à noite, pelas 21 horas, o Grupo Belaurora vai atuar no Jardim Municipal.

Destaque também, no Domingo, dia 27, pelas 17 horas, no Casino Terra Nostra, para o lançamento nos Açores da edição do livro “Ilhas Desconhecidas”, de Raul Brandão, com fotografias de Jorge Barros. Ainda no Domingo, às 21H30, há espetáculo musical denominado “AÇORUTOPIA” no Gimnodesportivo da Povoação.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest