Simulacro no Túnel do Norte avalia prontidão no socorro

Simulacro da Via Expresso envolve três corporações de bombeiros. Entidades testam prontidão no socorro.

A Via Expresso, conjuntamente com o Serviço Regional de Proteção Civil e o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública, realiza amanhã, a partir das 10h30, um simulacro no Túnel do Norte (entre o troço dos Maroços e o nó do Porto da Cruz).

O exercício, um acidente com multi-vítimas, tem como objetivo aperfeiçoar as técnicas de operacionalidade do sistema que integra o auxílio a vítimas de um suposto acidente, para que numa situação real seja possível intervir de uma forma eficaz e eficiente.

Sendo que, por parte da Via Expresso, importa testar o Plano de Emergência Interno do Túnel do Norte, assim como comprovar a operacionalidade dos equipamentos, como por exemplo os extintores ou sistema de ventilação.

Luís Nery, presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, disse que três corporações de bombeiros vão estar envolvidas no simulacro, nomeadamente: Bombeiros Municipais de Machico, Bombeiros Voluntários de Santana e os Bombeiros Municipais de Santa Cruz. Uma maneira de formar os vários profissionais que se encontram no ativo para situações daquela natureza.

Já da parte da Polícia de Segurança Pública, o objetivo principal é fazer cumprir os objetivos delineados e fazer com que os automobilistas respeitem a sinalização, observou o comissário Adelino Pimenta, dizendo que os simulacros são também importantes para “avaliar os tempos de reação”.

Ainda durante a apresentação do simulacro, o secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos, destacou o empenho de todos os profissionais envolvidos e reafirmou que a segurança rodoviária é muito importante para a salvaguarda da vida das pessoas.

“Treinar até a exaustão nunca é demais, para que acontecendo uma situação real todos os agentes envolvidos façam os procedimentos que se impõem”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]