ISP realiza sessão de trabalho no Funchal em Julho

Instituto de Seguros de Portugal promove sessões de trabalho sobre matérias de supervisão da mediação de seguros no dia 3 de Julho.

Tendo em atenção o importante papel que a mediação de seguros desempenha na atividade seguradora, para o que muito tem contribuído o crescente grau de profissionalização, credibilidade e transparência na atuação dos diversos operadores, o Instituto de Seguros de Portugal vai realizar um conjunto de sessões de trabalho sobre matérias relacionadas com a supervisão da conduta de mercado, dirigidas exclusivamente a agentes de seguros e a mediadores ligados que exerçam a sua atividade a título principal.

As sessões de trabalho vão decorrer nas cidades de Coimbra, Lisboa, Faro, Braga, Porto, Funchal e Ponta Delgada, entre os dias 12 de junho e 6 de julho de 2012, e tem como principal objetivo partilhar com os participantes os resultados e as experiências recolhidas através das ações de inspeção que o ISP realiza, procurando desta forma racionalizar recursos e aumentar a eficácia da supervisão da mediação de seguros.

Desde a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 144/2006, de 31 de julho, o número de mediadores inscritos no ISP registou uma redução de 32,2% (12.069), passando de 37.466, em 2006, para 25 397, no final de 2011.

A idade média dos mediadores ronda os 50 anos, sendo o grupo com maior densidade o dos 34 a 42 anos (19,3%).

No que respeita aos novos mediadores de seguros, a distribuição etária apresenta uma grande concentração entre os 25 e os 44 anos, acomodando 69,1% do total.

No tocante às habilitações literárias (pessoas singulares), o mercado continua a ser maioritariamente composto por pessoas com o nível secundário (59,9%), mas 27,4 do total já detém um nível de ensino superior. A parcela de mediadores que frequentaram apenas o ensino básico tem vindo a decrescer, representando 13%, no final de 2011.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”][fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB