Banda Militar com Xarabanda e Orquestra de Ponteado da Madeira

Em concerto esta noite na Festa da Cultural Funchal 2012, depois do encerramento da Feira do Livro.

Depois de uma sexta-feira em que a Avenida Arriaga e as zonas comerciais da cidade voltaram a animar-se com os grupos que dão um ambiente de festa permanente à cidade, este sábado o programa apresenta-se recheado, preparando o grande final de domingo.

Hoje penúltimo dia da Festa da Cultural Funchal 2012, o programa apresenta-s bastante diversificado, começando logo pela manhã, às 9h00, com as “12 Horas de Banda Desenhada”, iniciativa da Livraria Sétima Dimensão em que jovens desenhadores deste tipo de arte darão asas à sua imaginação em plena placa central da Avenida Arriaga, e uma hora mais tarde, e até ao meio-dia, também nas imediações deste stand terá lugar o Torneio de Magic – Gameday.

Às 10h00 reabrem os stands da 38º Feira do Livro, na Avenida Arriaga, e o “Canto do Livro Antigo – Alfarrábio”, no Largo do Chafariz, hora a que começa, junto à estátua de João Gonçalves Zarco, a Homenagem a Camilo – Leitura Coletiva do Romance “Coração, Cabeça e Estômago”, que decorrerá até às 18h00, iniciativa que é da responsabilidade da Universidade da Madeira.

Entre as 10h00 e as 24h00 os Museus da DSM/DRAC voltarão a estar de portas abertas e com entrada gratuita no âmbito da iniciativa “Os Museus em Festa”, havendo visitas guiadas às 11h00, 14h00, 17h30 e 21h30. Entre as 11h00 e as 12h00 o Coro da Catedral do Funchal atuará no largo D. Manuel I, frente à Sé.

No espaço dedicado aos mais novos, localizado no Pavilhão de Autores, e denominado “Tempo da Infância” terão lugar este sábado diversas atividades infanto-juvenis, começando logo às 10h00 com jogos criativos, expressão plástica, pinturas faciais, da responsabilidade do Museu Francisco Franco e do Departamento de Educação da CMF.

Das 11h00 às 12h00 decorrerá a atividade literária “Horatio e o Corvo Pessifas”, conto de uma história que aborda o ciúme, promovida pela “Joaninha by Nova Delphy” e às 14h00 a atuação do grupo Musicarte.

Das 14h30 às 17h00, e dirigida ao público em geral, terá lugar o peddy-paper “Uma Viagem no Tempo. Funchal – Europa”, promovido pela ACIF e CMF.

Às 17h00 será apresentado no Pavilhão de Autores, no Largo da Restauração, o livro “O Filho de ninguém”, de Olivia Darko, da Chiado Editora, e às 18H00 será a vez de Carla Freitas Martins proceder ao lançamento de “Desassossegadamente, à sombra de Pessoa”, das Edições Afrontamento

Óscar Correia, Paulo Moreira, Natália Bonito e Rogério Sousa, serão os autores que estarão em sessão de autógrafos no stand de “O Liberal” ao longo da tarde, a partir das 15h00, e no stand da Editora “7 Dias 6 Noites” estarão Ana Isabel Moniz, Ana Margarida Falcão, Leonor Martins Coelho e Thierry Proença dos Santos bem como Adriana Mendes e Lília Mata.

O Grupo de Teatro Bolo do Caco, TEF e as Bandas Filarmónicas de Santo António, do Faial, Municipal e Distrital do Funchal, bem como a TUMa, Tuna Universitária da Madeira e os Gaitúlia, andarão pelas ruas das cinco zonas comerciais que se integram na Festa da Cultura do Funchal 2012 e às 18h00 a “Orquestra de Salão Húngara Imperatriz Sissi” dará um concerto no Jardim Municipal.

Das 19h30 às 21h30 terá lugar no pavilhão de Autores uma sessão de “Pecha Kucha”, promovida pela Livraria Sétima Dimensão, iniciativa em que cada interveniente apresenta uma ideia ou desenvolve um tema através de 20 slides de 20 segundos cada, num tempo total aproximado de 6 minutos.

Após o encerramento dos stands da 38ª feira do livro, terá lugar meia hora depois, na Praça do Município o concerto comemorativo do Dia da Zona Militar da Madeira, em que a Banda Militar da Madeira se associa aos Xarabanda e à Orquestra de Ponteado da Madeira e a que se juntam ainda uma soprano, um barítono e uma fadista. Neste concerto assistir-se-á à estreia mundial do primeiro “braguinha” elétrico construído na Madeira.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest