I Congresso Costa da Laurissilva – uma estratégia de desenvolvimento [VÍDEO]

Dias 8, 9 e 10 de Junho no Centro de Formação Agrária de São Vicente.

O I Congresso da Costa da Laurissilva, que se realiza nos dias 8, 9 e 10 de Junho, no Centro de Formação Agrária de São Vicente, tem como objetivo principal a promoção e divulgação dos concelhos do norte da Ilha da Madeira, Porto Moniz, São Vicente e Santana. A ideia é também captar mais investimento e, desse modo, potenciar a criação de emprego.

Valter Correia, presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, reiterou, na apresentação do evento, que para além do empenho e do trabalho das autarquias, os empresários privados assumem grande importância nestas matérias.

“Este terá que ser um desafio, é verdade, abraçado pelos municípios, mas também pelos empresários. Atendendo às dificuldades financeiras que os municípios atravessam, é preciso mudar esta postura que os empresários, às vezes, adotam, que é uma postura de ficar à espera”.

O autarca adiantou assim que, com este I Congresso, querem afirmar a Floresta Laurissilva como “um elemento agregador das estratégias de desenvolvimento sustentável dos três municípios”. Uma vez que a Laurissilva, dadas as potencialidades únicas e já reconhecidas mundialmente, pode potenciar novos nichos de mercado turístico.

O Congresso da Costa da Laurissilva, que na sessão de abertura vai contar com o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, pretende abordar ainda os diversos aspectos científicos da Laurissilva, assim como o papel que esta pode desempenhar na área da saúde e na gastronomia tradicional.

O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Jorge Romeira, e o presidente da Câmara Municipal de Santana, Rui Moisés, foram unânimes ao considerar este congresso com um passo importante para a evolução daqueles municípios, que se vêem confrontados com o aumento do desemprego, da emigração e da desertificação.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest