Centenário ‘fecha com chave de ouro’

O Externato Lisbonense encerrou hoje as comemorações do seu centenário com uma festa alusiva ao Dia Mundial da Criança.

Tendo decorrido no Centro de Congressos da Madeira, o evento contou com a presença de alunos, professores, pais e encarregados de educação, tendo também marcado presença o secretário regional da Educação e dos Recursos Humanos.

Na ocasião, não faltaram os momentos musicais e o alegre convívio entre todos os presentes. “Quem projetou as comemorações do 1º Centenário do Externato Lisbonense foi a minha mãe (Fernanda Sousa), que entretanto faleceu. Está a cumprir-se um sonho dela que era encerrar as comemorações com dignidade e com um evento dedicado às crianças”, destacou Pedro Sousa, responsável pelo externato.

Neste momento, o Externato Lisbonense é frequentado por cerca de 200 alunos. A escola recebe alunos desde o Jardim de Infância até ao 4º ano do 1º ciclo.

“Para o próximo ano letivo, apesar do contexto de crise e das dificuldades das famílias, 15% dos nossos alunos serão novos. É uma aposta num projeto pedagógico que deu um salto qualificativo, que é estruturado numa pedagogia diferenciada e individualizada para cada aluno e também no desenvolvimento emocional equilibrado. Para o efeito, o projeto tem como grande sustentáculo o trabalho com a família, para isso fizemos uma grande aposta na contração de recursos humanos de grande qualidade”, apontou Pedro Sousa.

O responsável pelo Externato Lisbonense avançou, ainda, que o aumento das mensalidades para o próximo ano letivo não será significativo. “Estamos no fundo a trabalhar mais na redução de custos do que no acréscimo de receitas porque sabemos que temos de cooperar com as famílias e perceber o atual contexto económico”, transmitiu.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest