Madeirenses continuam a viajar

Porém, a crise tem feito com que as pessoas optem por pacotes de férias mais acessíveis.

Cabo Verde, Caraíbas, República Dominicana, Cuba, Jamaica, os circuitos europeus, os cruzeiros, as Canárias e o Porto Santo continuam a ser os principais destinos de férias dos madeirenses no período de Verão.

António Cruz, diretor da Agência Abreu na Madeira, referiu, ainda, que “pontualmente” as pessoas escolhem o Brasil. “Digo pontualmente porque o Brasil é um destino que está um pouco caro e as pessoas estão a fugir dele neste momento”, frisou.

O responsável pela Agência Abreu indicou, ainda, que a atual conjuntura económica tem feito com que os clientes escolham pacotes de férias mais acessíveis. “O tipo de clientes têm se extremado. Ou seja, há o cliente que pode continuar a pagar uma viagem cara e depois há o cliente considerado médio que está a optar por destinos mais baratos daquilo que era habitual”, observou.

Paralelamente, “há um outro fenómeno que tem vindo a acontecer este ano, nomeadamente o facto de existirem pessoas que habitualmente faziam duas viagens por ano e que em 2012 estão a optar por realizar apenas uma”, complementou António Cruz.

No entender do diretor da Agência Abreu, tal facto se deve ao corte dos salários e dos subsídios de férias, ao que se junta o aumento do desemprego e “a grande desconfiança” em relação ao futuro.

No entanto, António Cruz apontou que a procura de viagens tem se mantido praticamente idêntica à verificada em anos anteriores, tendo mesmo se verificado uma ligeira subida a nível de pedidos de orçamento.

“A empresa que represento está com uma quebra na ordem dos 15% em comparação com o ano anterior. Porém, trata-se de uma quebra que é mais originada pela componente de faturação. Isto é, as empresas e os órgãos do governo estão a comprar bastante menos. O cliente particular é aquele que ainda tem aguentado esta situação”, vincou o responsável pela Agência Abreu.

Apesar dos tempos de crise, António Cruz sublinha que as viagens “continuam a ser uma forma de terapia”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB