26 alunos é o número ideal por turma

As turmas nas escolas da Região não devem ultrapassar os 26 alunos considerou, esta tarde, Jaime Freitas.

O secretário regional da Educação e Recursos Humanos, Jaime Freitas, afirmou esta tarde que ao contrário do que aconteceu no território continental as turmas na Madeira devem ter como valor de referência os 26 alunos.

“Ao contrário do que aconteceu no Continente, em que se fixou um número máximo por turma para os 30 alunos, nós optamos por fixar uma referência, esses dados serão conhecidos brevemente,mas o referencial será de 26 alunos por turma o que quer dizer que não será o máximo, mas também não será uma média, é o ideal, é um referencial. Achamos que não valerá muito a pena fixar o limite para o máximo. Até porque temos consciência que em muitas instalações escolares as próprias salas de aula não comportam geograficamente mais do que essa lotação”explicou. O governante falava à margem da conferência “Mês da Comunicação”, foi o orador convidado. A referida iniciativa foi promovida pelos alunos do primeiro ano, do curso técnico de Marketing, Relações Públicas e Publicidade da Escola Profissional Atlântico.

Jaime Freitas referiu ainda é necessário ter um número referencial por turma, mas do que ter um número máximo.

“Temos de pensar nesta matéria como um referencial não como uma fração de máximos ou de mínimos para que sempre que possível as turmas seja constituídas com o número próximo daquele. Claro que se existir melhores condições numa escola e onde as condições do ponto e vista pedagógico não resultem prejudicadas em virtude do aumento dos alunos isso será uma medida bem vinda, mas se isso prejudicar a qualidade do ensino, certamente, nós defendemos que não deve ser efetuada”,vincou.

Sobre o Ensino Profissional Jaime Freitas voltou a defender que a via profissionalizante é uma aposta no futuro para que todos os jovens possam concluir os seus estudos e “é também uma forma de combater o abandono escolar”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

 

 

Pin It on Pinterest