Aposta na investigação científica

Está a decorrer em Ponta Delgada o Colóquio Internacional “Métodos Qualitativos em Ciências Sociais e Humanas: Perspetivas e Experiências”.

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos considerou hoje que é importante que a Universidade dos Açores, através de estudos científicos e congressos, consiga transmitir para a opinião pública uma linguagem de conhecimento racional e prático.

José Contente frisou que esses conceitos devem igualmente reger a própria linguagem dos políticos, enriquecendo produtivamente os discursos e decisões.”Também ao nível da decisão política são úteis as abordagens qualitativas visto que a transferibilidade de resultados é mais lúcida do que as generalizações. A validade e fiabilidade das decisões são, assim, melhor medidas pela credibilidade que elas encerram”, afirmou o governante.

O Secretário Regional, que falava na sessão de abertura do Colóquio Internacional “Métodos Qualitativos em Ciências Sociais e Humanas: Perspetivas e Experiências”, que decorre hoje e amanhã na Universidade dos Açores, sublinhou que num mundo onde impera “o paradigma racionalista e as perspetivas nomotéticas, precisamos de uma nova abordagem, cada vez mais humanista, fundadora do conhecimento ideográfico. Quer dizer, a nossa realidade social fica melhor compreendida com abordagens qualitativas que aprofundam as decisões políticas pela proximidade das decisões ao meio envolvente”.

Na visão do governante, congressos e eventos desta natureza permitem uma melhor compreensão e aprofundamento de conceitos e métodos úteis na análise político-social “pelo que a própria praxis política ganha ao saber aplicar a visão holística, a abordagem sistémica e outras situações que se simplificam com o conhecimento”.

O Secretário Regional garantiu ainda que o Governo dos Açores vai continuar a apostar na Universidade dos Açores enquanto polo de desenvolvimento e mudança social, deixando claro que os projetos de investigação científica vão continuar a ser apoiados pela tutela.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest