Menos Bandeiras Azuis

No presente ano, as zonas balneares da Madeira têm menos Bandeiras Azuis fruto das alterações das regras e dos apertos financeiros.

Apenas 11 zonas balneares foram galardoadas em 2012 com a Bandeira Azul, menos 4 em comparação com o ano anterior. O diretor regional do Ambiente explica que a diminuição do número de Bandeiras Azuis deve-se ao facto de ter havido este ano uma alteração das regras, as quais são mais exigentes.

“O padrão de exigência este ano é mais apertado. Por outro lado, há também um constrangimento financeiro por parte dos promotores, principalmente das autarquias, relacionado sobretudo com os custos dos nadadores salvadores”, frisou João Correia.

No entanto, o director regional do Ambiente assegurou que as águas da Região têm boa qualidade, razão pela qual os banhistas não se devem preocupar. “Nas duas análises feitas pela Saúde Pública às praias da Região, em meados e finais de maio, não houve uma única zona balnear que não fosse apropriada para banhos”, realçou.

João Correia falava esta manhã à margem de uma conferência intitulada “Programa Eco-Escolas e o Programa Bandeira Azul na Educação dos Cidadãos”. A referida iniciativa está inserida nas Jornadas Eco-Zarco, as quais decorrem até ao próximo dia 8 de junho na Escola Secundária Gonçalves Zarco.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest