Dia Mundial dos Oceanos com atividades em todas as ilhas

Açores assinalam o dia com atividades em todas as ilhas, inseridas no programa “Açores Entre Mares”.

O Dia Mundial dos Oceanos passou a ser celebrado durante a realização da Cimeira do Rio de Janeiro em 1992. Ao mais alto nível, a humanidade reconhecia assim a importância desta enorme massa de água na regulação ecológica do planeta e na prestação de imprescindíveis serviços à humanidade. Em simultâneo, reconhecia-se a fragilidade do oceano global e incentivam-se o aparecimento de ações de sensibilização e preservação.

Nos Açores, pelo terceiro ano consecutivo, tem-se celebrado o Dia Mundial dos Oceanos como sendo o último dia do Programa “Açores Entre-Mares”. Este programa teve lugar entre o Dia Europeu do Mar, dia 20 de Maio, e o dia de ontem, 8 de Junho.

Na sua terceira edição, o “Açores Entre Mares” reuniu mais de uma centena de atividades, espalhadas pelas nove ilhas e em que se juntaram milhares de pessoas. Com ações organizadas pelo Governo Regional, Autarquias, Organizações Não-Governamentais para o Ambiente, Autoridade Marítima, Escolas, Escuteiros e muitos outros interessados, foram lançados livros, projetados documentários e efetuadas caminhadas e passeios de barco, incluindo diversos tipos de regatas. No entanto, dado que o mote deste ano era “Lixo Zero no Mar”, houve uma particular ênfase na recolha de resíduos junto à costa e efetuadas ações de sensibilização para a prevenção dos lixos.

A presença do “Vaivém do Oceanário”, que veio aos Açores por iniciativa dos Jovens Naturalistas da Ilha de Santa Maria, mereceu um particular atenção por parte da comunicação social e do público. Em Vila do Porto e Ponta Delgada, foram milhares as pessoas que descobriram alguns dos segredos dos mares e do Oceanário de Lisboa recorrendo a esta original estrutura. Dado o sucesso e interesse, já está a ser equacionada a visita desta estrutura a outras ilhas do arquipélago dos Açores no próximo ano.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest