Ireneu Barreto dá conta das responsabilidades autonómicas

Nas cerimónias do Dia de Portugal, o Representante da República disse que a maior autonomia corresponde maior responsabilidade.

“Estou plenamente consciente da situação difícil que a Região atravessa e dos problemas concretos que a todos afligem”, começou por dizer o Representante da República, Ireneu Barreto, na cerimónia de entrega de condecorações por delegação expressa do Presidente da República, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

No entanto, apesar desta realidade sócio-económica, Ireneu Barreto explicou que existem alternativas para sair da crise. Sendo que, na Região Autónoma da Madeira, isso passa por apostar em sectores estratégicos, como o turismo, a salvaguarda do Centro Internacional de Negócios, a formação e a requalificação profissional e a aposta nos portos e nos transportes marítimos.

“Acabo de apontar caminhos. Mas sei que as entidades oficiais não os podem percorrer sozinhas. Todos – incluindo a sociedade civil – são convocados para, com persistência, solidariedade, talento e resiliência, solucionar os momentos difíceis que atravessamos”.

O Representante da República aproveitou ainda o discurso para algumas observações sobre as instituições democráticas e a forma como estas devem desempenhar as suas funções, lembrando igualmente que a maior autonomia corresponde maior responsabilidade.

 “Ao invocar o regular funcionamento das instituições, queria enfatizar desta forma a necessária responsabilidade que a todos incumbe – e, em particular, aos representantes do povo – no exercício das funções para que foram mandatados”.

O ex-secretário regional dos Recursos Humanos, Brazão de Castro, o arquiteto Paulo David e Sérgio Borges, a título póstumo, foram as personalidades condecoradas neste Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Entidades que pelo trabalho desenvolvido e valores que representam são exemplos para os dias de hoje.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest