Arte em destaque no Funchal [VÍDEO]

Decorre até ao próximo dia 17 de Junho, na cidade do Funchal, a Semana Regional das Artes.

O referido evento, organizado pela Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos, através do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA), engloba um vasto conjunto de atividades, onde se incluem: a Festa do Jardim; os Encontros de Modalidades Artísticas (expressão dramática, teatro, dança e música); a ESCOartes; e o concurso regional de expressão plástica. A exposição regional de expressão plástica “Estend’Arte”, na Avenida Arriaga, e o concurso de pintura “Histórias dos nossos avós”, no espaço InfoArt da Secretaria Regional do Turismo, são alguns dos eventos dignos de nota.

As referidas iniciativas envolvem cerca de 4 mil crianças e jovens dos estabelecimentos de ensino público e privado, sendo que os espetáculos terão lugar na Avenida Arriaga, no Jardim Municipal, no Teatro Municipal Baltazar Dias e no auditório do Casino da Madeira.

“Esta semana é extremamente importante porque são cerca de 4 mil os alunos envolvidos, são cerca de 30 espetáculos. Portanto, isto é a sedimentação de vários anos, bem como o complemento e o enriquecimento do currículo dos alunos envolvidos”, destacou João Estanqueiro, hoje na cerimónia oficial da abertura oficial da Semana Regional das Artes.

O diretor regional de Educação realçou, ainda, que o evento é uma forma de divulgar os trabalhos realizados nas escolas da Região. “Esta iniciativa é a abertura da escola ao meio, aquele novo paradigma de educação que se vive. Ou seja, deixou de haver no fundo aquele conceito de aprender, para haver aquele conceito de aprender a ensinar”, apontou.

Por sua vez, o diretor regional do Turismo referiu que a Semana Regional das Artes está inserida no Festival do Atlântico. “O evento não tem só espetáculos piro-musicais, mas insere-se também na abertura das nossas artes, na abertura de um espólio muito vasto e grande que a Região tem, que é a sua cultura. De certa forma, o Festival do Atlântico dá a conhecer aos milhares de turistas que nos visitam um pouco daquilo que é a Madeira em termos culturais”, sublinhou Bruno Freitas.

O diretor regional do Turismo salientou, também, que após a criação do Festival do Atlântico “o número de turistas no período de Junho tem vindo a aumentar significativamente”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest