Conceição Estudante quer mais visitantes nos museus [VÍDEO]

Secretaria da Cultura, Turismo e Transportes quer atrair mais visitantes aos museus para aumentar as receitas e tornar os museus mais sustentáveis.

A secretária regional da Cultura Turismo, Conceição Estudante deu início, esta manhã, a uma série e visitas aos museus da Região para recolher ideias e definir estratégias futuras para atrair mais visitantes aos museus da Madeira.

Hoje, no Museu das Cruzes a governante explicou que pretende em parceria com a DRAC, definir ideias e sugestões para aumentar o número de visitantes dos museus madeirenses, criando assim mais receitas e condições de sustentabilidade.“Queremos que a equipa crie uma certa sintonia relativamente a todo o património artístico e as intervenções que se terão de fazer para o futuro e criar aqui uma forma de atuar que vá ao encontro do objetivo de criar mais-valias e mais apetência pelos museus quer por parte da população visitante, quer por parte da população residente”, considerou, acrescentando que “neste museu temos ao ano cerca de 20 mil visitantes e um dos objetivos será aumentar esse número no aspeto local”.

Conceição Estudante apontou que dos 20 mil visitantes, anuais, uma pequena porção são portugueses da qual a metade são estudantes, sendo que o objetivo do governo é chegar a toda a população para que esta conviva mais e melhor com os seus museus, conheça o seu património e o valorize.

O segundo objetivo apontando pela governante é que um maior número de visitas possa trazer uma sustentabilidade económica aos museus, “queremos criar condições que melhorem a sustentabilidade dos museus porque, efetivamente, todos estes patrimónios expostos e a manutenção dos mesmos são espaços que têm custos elevados e temos de procurar sustentá-los economicamente”, declarou, sublinhando que é no aumento do número de visitas aos museus, “na sensibilidade da população para o uso de um bem que não é um bem de consumo corrente, mas um bem que vai ao encontro de outras aspirações” que se vai criar a sustentabilidade financeira do museus na Região. Estudante referiu ainda que as entradas nos museus da Madeira são das mais económicas do país e que o preço não impede que as pessoas vão aos museus, mas sim a falta de sensibilização e motivação. O próximo Museu a visitar é o Frederico de Freitas e o Espaço Museológico do Universo de Memórias. (Vídeo dentro de instantes).

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest