Triatlo promove Costa da Laurissilva

Os municípios de São Vicente, Porto Moniz e Santana vão receber, no dia 24 de junho, o I Triatlo Longo Costa da Laurissilva 2012.

“Este é um evento de triatlo longo com um nível de exigência bastante elevado, face do que é a média das provas de âmbito regional e nacional. A competição, que tem a particularidade de unir os três concelhos da costa norte da ilha da Madeira, está integrada no campeonato nacional das competições de clubes”, explicou Victor Rodrigues, esta manhã na conferência de imprensa de apresentação do evento

“Esta competição, disputada nas distâncias de 1,9 km de Natação (Porto Moniz), 82 km de Ciclismo (Porto Moniz, São Vicente e Santana) e 21 km de Corrida (zona balnear do Faial), irá representar um enorme desafio a todos os participantes, do ponto de vista físico e concentração, visto que a orografia da costa norte e a existência de locais de inclinação elevada (Ponta Delgada, Cabanas e Santana) irão marcar de modo espetacular a competição”, acrescentou o presidente da Associação Regional de Triatlo da Madeira, entidade organizadora do evento.

O I Triatlo Longo Costa da Laurissilva 2012, que se irá disputar no dia 24 de Junho, terá o seu início “madrugador”, com os atletas a iniciarem o segmento de Natação às 07h00 da manhã no Porto do Porto Moniz, tal como acontece nas grandes competições mundiais de Triatlo Longo. Victor Rodrigues referiu, ainda, que cerca de duas dezenas de atletas madeirenses e idêntico número de atletas continentais estão já inscritos na competição, sendo que inscrições terminam no dia 18 de junho.

Associado ao evento principal, irá disputar-de, no dia 23 de junho, o II Aquatlo Jovem e Lazer do Porto Moniz, no qual a organização prevê a participação de mais de uma centena de jovens nas diversas competições.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Jorge Romeira, destacou que o evento desportivo irá fomentar o desenvolvimento económico local. “A prova irá trazer à Costa da Laurissilva o turismo ligado ao desporto de natureza, pois trará os atletas e as respetivas famílias que nos irão visitar. Vamos potenciar a nossa restauração e a nossa hotelaria”, observou.

Partilhando da mesma opinião, o presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, Valter Correia, defendeu que este tipo de iniciativa é o formato ideal para promover a Costa da Laurissilva. “O somatório de pequenos eventos é que vão contribuir para dinamizar a nossa hotelaria, a nossa restauração e a dinamização económica dos três municípios”, concluiu.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest