Madeira quer fomentar turismo arqueológico

O objectivo é fazer com que os “índices históricos do nosso passado” sejam usados como mais um atractivo para trazer turistas à Madeira.

Decorreu hoje no Funchal o seminário “Turismo Cultural e Arqueologia”. O referido evento, na sua primeira edição, foi organizado pela Agência da Promoção da Cultura Atlântica (APCA) em parceria com a Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC).

“Este é um primeiro encontro de um projecto tripartido entre a Madeira, os Açores e as Canárias, que tem como ideia motora o turismo e a arqueologia. Neste evento, foram analisadas e abordadas as experiências já efectuadas como ‘case studies’ para depois podermos tirar conclusões relativamente à forma da arqueologia e tudo o que se relacione com os índices históricos do nosso passado possam constituir-se como mais-valias turísticas”, explicou Conceição Estudante, ao participar há pouco na sessão de encerramento do evento.

A secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes referiu, ainda, que o projecto na Madeira está a ser desenvolvido pela APCA, que tem como parceiros organismos congéneres dos arquipélagos dos Açores e das Canárias.

“Trata-se de um projecto que está integrado no plano de investimentos da DRAC com uma comparticipação financeira no valor global de 60 mil euros, da qual nós esperamos tirar retorno e ideias, projectos, actividades e acções para com aquilo que for património arqueológico da Região podermos utilizá-lo da melhor forma e fazer dele um trunfo para trazer mais pessoas à Madeira”, transmitiu a governante.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest