Festas do concelho da Ribeira Grande arrancam no dia 24

Mais de cinco dezenas de eventos culturais e desportivos marcam as festas do concelho da Ribeira Grande, que arrancam no dia 24 e terminam a 1 de julho.

O programa das festas concelhias da Ribeira Grande, cuja cidade também comemora este ano 31 anos de existência, foi apresentado em conferência de Imprensa, pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva, no salão nobre dos Paços do Concelho.

É um programa e segundo o presidente da autarquia, que prima mais uma vez, pela realização das festas concelhias com “dignidade e qualidade”, sustentado no “rigor e na contenção financeira”, face ao momento de crise que o país vive.

A principal preocupação da autarquia, justificou Ricardo Silva, é o “equilíbrio e a boa gestão das contas do município”, abandonando assim, “o modelo que algumas câmaras municipais ainda praticam”.

Um dos pontos altos e seculares das festas do concelho é a realização das Cavalhadas de São Pedro, no dia 29 de junho – Feriado Municipal, envolvendo mais de 150 cavaleiros. Este ano, a Câmara Municipal volta a recuperar uma velha tradição das Cavalhadas Infantis, em que dezenas de crianças trajadas com o rigor dos cavaleiros montam cavalos de madeira e também prestam homenagem a São Pedro, junto à igreja da Ribeira Seca e depois junto aos Paços do Município.

É neste dia que tem lugar a sessão solene comemorativa do trigésimo primeiro aniversário de elevação a Ribeira Grande a cidade, no Teatro Ribeiragrandense, com a condecoração a individualidades e a instituições.

Esta sessão conta com o orador o professor doutor João Teixeira, natural do Porto Formoso, e que ao longo da sua carreira académica já recebeu diversos prémios e bolsas pelo seu desempenho.

Serão condecoradas nesta sessão a Santa Casa do Divino Espírito Santo da Maia, o Centro Bem Estar Jacinto Ferreira Cabido e o cidadão o professor António Jesus Amaral, e que se distinguiram pelo significativo contributo no campo cultural, social, económico e humanitário do concelho.

O programa de festas engloba outros eventos culturais, sociais e desportivos.

[twitter style=”vertical” float=”left”][fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest