Banca vira imobiliária

Bancos põem imóveis à venda por preços abaixo dos praticados no mercado e fazem concorrência às imobiliárias.

Diversos bancos que trabalham em Portugal nomeadamente, Banco Espírito Santo (BES), Montepio Geral, Millennium BCP, Santader Totta, BPI e Caixa Geral de Depósitos estão, atualmente, a vender imóveis, dos quais são proprietários, por via de retoma bancaria, a preços mais baixos do que as imobiliárias podem praticar, fazendo em muitos casos “concorrência desleal” às imobiliárias convencionais. No caso da Madeira a presidente da Mesa do Sector Imobiliário da ACIF, Alexandra Vasconcelos, denunciou há poucos dias que “os bancos passaram de parceiros a concorrentes”, criticando mesmo alguns bancos de estarem a desviar potenciais clientes das imobiliárias para comprarem produtos que o banco tem para vender, nomeadamente apartamentos e moradias e lojas comerciais.

O CidadeNet fez uma pesquisa pelos sites dos bancos acima mencionados e constatou que todos eles têm produtos imobiliários para a preços abaixo do valor de mercado. Só na Madeira, por exemplo, o Montepio Geral tem no seu site alojado no link -Imóveis Montepio – sete imóveis para habitação com valores convidativos: Mãe de Deus Caniço, T2 a 78.550 euros, Santa Cruz um T1 a 74.000 euros, também na Mão de Deus um T3 por 115.000 euros.

Já, o BES disponibiliza um link denominado “Imóveis do BES” sendo que na Madeira aparecem dois apartamentos um T1, em Santa Cruz a 75.000 euros e um T2 no Caniço 120.000 euros. Também o Stander Totta tem um portal imobiliário sendo que se pesquisarmos os imóveis na região da Madeira aparecem vários apartamentos T2 a preços muito competitivos no Caniço e em Santo António. Por seu turno, a Caixa Geral de Depósitos disponibiliza no seu site um link denominado “Imóveis Caixa” onde encontramos vários imóveis na Madeira, nomeadamente em Câmara de Lobos e na Ribeira Brava.

O BPI é o banco que melhor explica as vantagens da compra de imóveis tendo mesmo um link “Imóveis BPI Oportunidades”, com mais de 900 registos, onde se pode ler que os clientes que adquirirem os imóveis BPI “tem condições especiais de crédito habitação para imóveis BPI. Financiamento com spred especial, dispensa de avaliação imóvel e dispensa de registo provisório de hipoteca e respetiva conversão em definitivo e ainda isenção de comissões iniciais”.

O Millennium BCP também oferece soluções de venda de imóveis do banco através do seu site onde se encontram cerca de 30 imóveis, na RAM, entre moradias, apartamentos e lojas comerciais a preços que variam entre os 32.500 euros por um apartamento T1, um T3 por 52.000 euros e os 333.000 por uma moradia T4 na Rua dos Ilhéus, no Funchal.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”][fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB