Madeira tem cerca de 40 lobos-marinhos

Mas, só nove estão identificados por já serem adultos. A informação foi avançada por Rosa Pires no lançamento do livro “Lobos – Marinhos do Arquipélago da Madeira”.

Foi lançado esta tarde, na Praia das Palmeiras, em Santa Cruz, o livro “Lobos – Marinhos do Arquipélago da Madeira” um evento que contou com a presença do secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia.

Na ocasião, Rosa Pires, coordenadora do projeto de conservação do lobo-marinho, na Madeira, explicou que o livro surgiu da necessidade de explicar às pessoas como é que se identifica um lobo marinho e o que se deve fazer quando se encontra um lobo-marinho.

“Lobos – Marinhos do Arquipélago da Madeira” é um livro simples composto por três partes. Na primeira parte encontra informações gerais sobre a espécie, na segunda parte o livro explica o que fazer num encontro com um lobo-marinho, sendo que a terceira parte é composta por um guia de identificação dos nove lobos-marinhos adultos que existem no arquipélago da Madeira. É um livro bilingue.

Segundo explicou Rosa Pires a população de lobos-marinhos no nosso arquipélago está estimada entre 30 a 40 animais, mas só estão identificados nove porque só identifica lobos-marinhos adultos. De acordo com a coordenadora do projeto de conservação desta espécie a identificação dos animais juvenis ou imaturos não é feita porque nestas fases eles ainda fazem alterações de pele e de cicatrizes.

Já, Manuel António elogiou o trabalho desenvolvido por Rosa Pires e por todo o pessoal que trabalha para o Parque Natural da Madeira e prometeu que o Governo Regional vai continuar a apoiar a política de ambiente e conservação da natureza.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”][fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest