Praias sem nadadores salvadores

O SANAS continua à espera que os concelhos de Santana, São Vicente e Calheta celebrem os protocolos que visam a disponibilização de nadadores salvadores.

Apesar da época balnear ter tido início no passado dia 1 junho, o SANAS Madeira tem apenas assegurado nadadores salvadores nos concelhos do Funchal, Santa Cruz e Machico. No Porto Santo o SANAS tem nadadores salvadores desde maio, os quais foram solicitados pelo Grupo Pestana.

“Nem todas as entidades que nos solicitaram para fazermos o protocolo com eles responderam até ao momento. Assim, ainda não temos nada acertado com os concelhos de Santana, São Vicente e Calheta”, apontou o secretário geral do SANAS, acrescentando que perspetiva que até ao dia 2 de julho a situação fique definida.

A conjuntura económica, no entender de António Mesquita, tem feito com que as concessionárias das zonas balneares e as próprias autarquias ainda não tenham celebrado este ano protocolos com o SANAS. “Neste momento, temos cerca de 30 nadadores salvadores assegurados, sendo que a nossa bolsa é de 60 elementos. Ou seja, cerca de 30 nadadores continuam à espera que a situação fique definida”, indicou.

Aquele responsável aponta, ainda, que o SANAS não assume qualquer responsabilidade junto daqueles concelhos que decidam não ter nadadores salvadores. “A responsabilidade não é nossa, mas nesses concelhos terá que haver uma placa a anunciar que a ‘Praia não é Vigiada’. É preciso também não esquecer que há concelhos onde o SANAS não está presente devido ao facto de serem as próprias câmaras a disponibilizar os nadadores salvadores, como é o caso das Piscinas Naturais do Porto Moniz”, transmitiu.

António Mesquita disse, ainda, que na presente época balnear os nadadores salvadores ao serviço do SANAS ainda não fizeram nenhum tipo de salvamento, recordando que nem todas as câmaras municipais iniciaram a época balnear no dia 1 de Junho.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest