I Triatlo Longo Costa da Laurissilva

Carlos Nóbrega (Ludens Clube Machico/J. Roxo Alumínios) foi o vencedor. A Costa Norte da Ilha da Madeira foi no passado fim de semana palco do I Triatlo Longo Costa da Laurissilva, Competição que constituía simultaneamente o 1º Campeonato Regional de Triatlo Longo e a 12ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes. O desafio consistia de 1900 metros de natação, 82km de ciclismo e 21km de corrida. A dureza e a beleza dos percursos foram a nota dominante do dia. Em termos desportivos, Roberto Lúcio (Escola de Santana) foi o principal animador da prova, tendo liderado durante grande parte do percurso. No entanto, já na fase final da prova, Lúcio quebrou e quem aproveitou para vencer o primeiro triatlo a nível nacional foi Carlos Nóbrega (Ludens Clube Machico/J. Roxo Alumínios) e sagrar-se assim o primeiro Campeão Regional de Triatlo Longo. Duarte Martins (GD Corticeiras) foi terceiro.

Atendendo à ondulação que de manhã se fazia sentir em Porto Moniz, os 1900 metros de natação foram cumpridos em 3 voltas. No segmento inicial da prova foi Roberto Lúcio quem melhor lidou com as condições, levando 29:27 a cumprir os 1900 metros de natação. Atrás dele surgiam Carlos Nóbrega e Paulo Margarido (CA Madeira). Seguiram-se 82km de ciclismo muito seletivos e que Roberto Lúcio usou da melhor forma para aumentar a sua vantagem sobre os perseguidores. A totalidade do percurso, desenhado na costa norte de ilha, passando pelos concelhos de Porto Moniz, São Vicente e Santana e foi totalmente encerrado ao trânsito.

 A segunda transição estava instalada zona balnear da Ribeira do Faial e foi Roberto Lúcio quem ali chegou na liderança da prova. Contudo, os tempos registados nos 21km de corrida finais refletiram bem a dureza do percurso de ciclismo. Foi já neste segmento de corrida que Roberto Lúcio quebrou e quem aproveitou foi Carlos Nóbrega, que marcou o melhor parcial de corrida. Na segunda posição classificou-se Roberto Lúcio e o pódio ficou completo com o também madeirense Duarte Martins (GD Corticeiras). Coletivamente, a vitória coube ao Ludens Clube de Machico/J. Roxo Alumínios, seguido do Grupo Desportivo das Corticeiras e Clube Desportivo Nacional.

Ao longo de todo o fim de semana, que arrancou com a disputa de um Aquatlo Jovem, onde a equipa vencedora foi o Clube Desportivo Escola de Santana e uma Prova Aberta onde o mais forte foi Miguel Ângelo (C.D Nacional) e Marisa Alves (Ludens Clube de Machico/J. Roxo Alumínios), participaram mais de 100 atletas.

Para tornar possível este evento foram essenciais os apoios de Europcar; Bioforma; Via Expresso; Governo Regional; Estradas da Madeira; Trizone, Lda.; Aquário da Madeira – Porto Moniz; Centro de Ciência Viva do Porto Moniz; Turtless Diving Center – Porto Moniz; Clube Naval do Seixal; Clube Desportivo Escola de Santana; Associação de Karting da Madeira Lokoloko Idram-IP Ram.

[twitter style=”vertical” float=”left”][fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest