Responsabilidade Social em debate

José Manuel Bolieiro afirmou segunda-feira que a responsabilidade social é um desafio coletivo e um compromisso individual, pois vai além das organizações, sejam elas públicas ou privadas.

É uma questão que deve estar associada à atividade de cada organização, gestor ou comportamento individual, no presente e, sobretudo, no futuro, considerou.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada referiu que “a responsabilidade social é difícil, é a mais importante reforma de mentalidades”, na abertura da Semana da Responsabilidade Social, no Centro de Estudos Natália Correia, sob o lema “A mudança e a Inovação para novos estilos de vida”.

Na iniciativa, que decorre pela primeira vez nos Açores, sob a coordenação da Associação Centro Estudos de Economia Solidária do Atlântico (ACEESA), em parceria com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), o autarca de Ponta Delgada explicou que “à responsabilidade social é indissociável a ideia de ética nos negócios, e a ética em geral”, bem como a “ideia de uma governação sustentável nas vertentes económica, financeira, social e ambiental”.

A este respeito disse, ainda, que a responsabilidade social está associada à formação e informação entre empregadores e empregados, sustentando que “para haver equilíbrio entre as partes há que prevalecer o equilíbrio entre os recursos de capital, isto é financeiros, e humano, ou seja, em termos de uma justa remuneração”.

Bolieiro, que referiu que a responsabilidade social é indispensável para o futuro das organizações, defendeu uma remuneração justa e equilibrada entre gestores e trabalhadores que, se não for atendida, pode levar à falência do sistema económico com prejuízos para o factor humano.

Ao nível das organizações públicas, o Vice-Presidente da Câmara de Ponta Delgada disse que “as autarquias são uma forma genuína de representação democrática e de participação, onde há maior proximidade no plano do diálogo e do incentivo social”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”][fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

Pin It on Pinterest