Domínio do Naval

Os velejadores do Clube Naval do Funchal conquistaram 4 dos 5 títulos regionais em disputa no Campeonato da Madeira de Vela Ligeira.

O Troféu Exictos — assim se chamou a prova organizada pelo Naval — reuniu mais de meia centena de velejadores na Baía do Funchal, para dois dias de prova, um sábado em que o vento (fraco) permitiu a realização de apenas duas regatas e um domingo com boa intensidade a permitir a disputa de três regatas.

Na Classe Bic Techno Juvenil, Artur Marques não se intimidou por defrontar uma frota praticamente composta por velejadores de outro clube. O navalista esteve em grande, vencendo três regatas e garantindo um 2.º e um 3.º nas outras duas, o bastante para conquistar o título com 3 pontos de vantagem.

Na Classe Laser 4.7, o pódio foi maioritariamente do Naval, com Alexandre Casimiro e Pedro Correia a subirem aos 2.º e 3.º lugares, respetivamente. Casimiro ganhou duas regatas, ambas no segundo dia de prova, já que no primeiro dia de regatas foi, a par de Correia, uma das vítimas do vento fraco que se fez sentir.

A Classe Optimist Infantil teve domínio navalista também, com Alivar Cardoso a não dar hipótese, triunfando nas quatro regatas disputadas, ao passo que o seu colega Gonçalo Gomes subiu ao 3.º lugar do pódio.

A Classe Optimist Juvenil foi a mais participada, com 17 inscritos, mas pode-se muito bem afirmar que Miguel Gomes chegou, viu e venceu. O velejador do Clube Naval ganhou quatro das cinco regatas disputadas e descartou um 3.o lugar, tornando a luta pelo título regional uma corrida a solo.

O seu colega Pedro Abreu foi 3.º classificado. Nos femininos, vitória para Alice Marques, também do Clube Naval.

Na Classe Access 2.3, como é habitual, a frota foi constituída apenas por embarcações do Naval, tendo-se assistido a um grande duelo entre António Calaça e António Nóbrega. Calaça começou mais forte, vencendo as duas primeiras regatas, e somou um 2.º e um 3.º lugares nas duas últimas, ao passo que Nóbrega manteve-se muito regular, com um triunfo e três 2.ºs lugares. No final, apenas 1 ponto separou os velejadores, com vantagem para António Calaça. No 3.º lugar do pódio ficou Élvio Barradas, vencedor de uma regata e 3.º classificado nas restantes.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]