Médicos da Madeira aderem à greve nacional

Henriqueta Reynolds afirma que ‘a degradação’ do Serviço Regional de Saúde justifica a greve.

Os médicos do Serviço Nacional de Saúde agendaram uma greve para os dias 11 e 12 de julho, sendo a mesma apoiada pela Ordem dos Médicos, pelo Sindicato Independente dos Médicos e pela Federação Nacional dos Médicos. Entre outras razões, a referida paralisação tem como objetivo protestar contra as novas regras de contratação dos  clínicos pelos hospitais, que deixa à margem da negociação a contratação coletiva e as carreiras.

Em declarações ao Cidade Net, Henriqueta Reynolds avançou que os médicos da Região também vão aderir à greve, não havendo ainda previsões de quantos  irão participar. “A Ordem está a aderir à greve a nível nacional, como tal a delegação regional da Madeira também adere à greve”, apontou.

A presidente da delegação regional da Ordem dos Médicos destaca que há razões “mais do que suficientes” para os médicos da Madeira aderirem também à greve nacional. “O que nos leva a apoiar a greve é a degradação do Serviço Regional de Saúde, a degradação relativamente  às carreiras médicas e à formação, bem como o cumprimento da legislação no que concerne à progressão nas carreiras. Tudo isto vai condicionar uma diminuição da qualidade dos serviços de Saúde a longo prazo”, frisou.

Henriqueta Reynolds advertiu, igualmente, que os utentes, a médio prazo, também irão ser prejudicados com esta situação, ressalvando que os “médicos também fazem greve para proteger os utentes”, através da defesa do Serviço Nacional de Saúde.

A responsável pela Ordem dos Médicos na Madeira reforçou, ainda, que é preciso atuar enquanto é tempo. “Todas estas medidas que estão a ser tomadas na área da Saúde vão proporcionar uma diminuição da qualidade dos cuidados de Saúde. O aumento das taxas moderadoras, a diminuição dos transportes e o encerramento de serviços, tudo isto cria dificuldades para os utentes acederem ao serviço público de Saúde”, transmitiu.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest