10,6 milhões de euros distribuídos “justamente” pelo desporto

Não se trata de um modelo consensual, mas o objetivo é manter a qualidade desportiva.

O secretário regional de Educação e Recursos Humanos, Jaime Freitas, apresentou hoje o novo modelo de apoio do desporto da Região Autónoma da Madeira, que prevê uma verba de 10,6 milhões de euros.

Não sendo um modelo consensual para os clubes e associações desportivas, por prever cortes acima dos 20%, é o modelo possível para fazer face aos constrangimentos financeiros que se impõem.

“Temos consciência plena que não é com um documento legislativo, que aprovamos e fazemos entrar em vigor, que se resolvem os problemas da Região. Em matéria desportiva, sobretudo, qualquer solução só ganhará corpo, só ganhará efetividade enquanto solução para problemas, se for bem interiorizada e assinalada por todos aqueles que estão no terreno”.

O governante sublinhou que esta filosofia “orçamentalista” para o desporto pretende, com menos verbas, é claro, garantir a mesma qualidade e eficácia. E, neste contexto, reiterou que os compromissos já assumidos serão pagos, não de forma imediata pelas razões conhecidas, mas de forma faseada.

Na conferência de imprensa, que durou cerca de uma hora, Jaime Freitas não esqueceu o trabalho que foi realizado nos últimos anos, numa política expansionista do desporto regional, mas lembrou que o Governo não pode financiar exclusivamente o desporto, pelo que os clubes e associações devem também encontrar formas de financiamento.

Os apoios do Governo, através da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos, ficam distribuídos da seguinte forma: Competição profissional: 5,7 milhões euros; Modalidades coletivas com representação nacional: 1.3 milhões euros; Modalidades individuais com representação nacional: 700 mil euros; Competição regional: 1,2 milhões euros; Associações Regionais de Modalidades: 750 mil euros; Desporto para Todos: 150 mil euros; e Eventos: 50 mil euros.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest