Investigadores desenvolvem a primeira Scooter elétrica em Portugal

Equipa da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu, de raiz, a primeira Scooter elétrica portuguesa.

Uma equipa de investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu, de raiz, a primeira Scooter elétrica portuguesa, 100 por cento verde, com zero de emissões locais de CO2.

Com autonomia, em ciclo urbano, entre os 100 e os 140km, o que distingue este novo veículo dos que já existem no mercado é o conjunto de tecnologia de ponta usada em todo o protótipo. “Estamos a entrar numa nova cultura de mobilidade urbana, em que as duas rodas começam a ter mais eficiência, menos desperdícios energéticos e económicos. As grandes cidades europeias estão precisamente a apostar na promoção do uso dos veículos elétricos de duas rodas”, afirma a líder do projeto, Ana Vaz.

Embora a Scooter citadina desenvolvida no ISR se enquadre na classe de executiva, a tecnologia de base utilizada é bastante flexível, permitindo configurar “pacotes” personalizados para diferentes tipos de utilizadores, ou seja, «com pequenas alterações é possível fabricar um veículo ainda mais equilibrado e acessível financeiramente», observa a investigadora do ISR.

Se a indústria mostrar interesse na comercialização deste novo veículo que dispõe de três estilos de condução – Eco, Sport e Safety – e onde toda a informação é feita em sistema wireless, uma versão final estará pronta entrar no mercado dentro de alguns meses.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest