Beneficiação de caminho agrícola na Agualva

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas presidiu esta manhã à inauguração das obras de beneficiação do caminho agrícola da Ladeira de Nossa Senhora, na Agualva, ilha Terceira.

Este é um investimento no valor de 383 mil euros, importante para as explorações agrícolas da área e também com implicações de proteção da população da freguesia, em caso de enxurradas.

Conforme disse Noé Rodrigues na ocasião, a obra “para além da beneficiação do caminho, inclui um sistema de abastecimento de água à parcela” melhorando as condições de trabalho em mais de 20 explorações agrícolas.

Lembrando que o abastecimento de água às explorações “é fundamental para a qualidade”, o governante revelou que, só na ilha Terceira, decorrem obras nessa área num valor “superior a um milhão de euros”, prosseguindo, igualmente, investimentos do género em todas as ilhas.

Noé Rodrigues sublinhou, também, os investimentos do Governo “em termos de reestruturação fundiária, que tem induzido o redimensionamento das nossas explorações, com o crescimento da área média, o que vem ajudar ao crescimento da mecanização, por um lado e, por outro, de produtividade e sustentabilidade das explorações”.

O governante disse ainda que todos estes investimentos, no ordenamento agrário e em infraestruturas, tem provocado “maiores níveis de produtividade, sustentabilidade e competitividade das nossas explorações”, o que, acrescentou, “é fundamental para resistir às adversidades” ditadas pela crise “que há por toda a parte”.

A obra hoje inaugurada tem um 1 quilómetro de extensão de caminho e uma rede de abastecimento de água e drenagem de igual distância, com 34 ramais, uma caixa redutora de pressão e quatro poços sumidouros.

[twitter style=”vertical” float=”left”][fbshare type=”button”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

Pin It on Pinterest