Funchal com valor extremo de radiação ultravioleta

O Instituto de Meteorologia adianta que o Funchal e o Porto Santo vão registar hoje valores extremos de UV.

O Funchal e a ilha do Porto Santo vão estar hoje com um valor extremos de radiação ultravioleta (UV) de acordo com dados que constam do site do Instituto de Meteorologia (IM). É aconselhado que a população evitar a exposição solar. O IM refere ainda que todos os distritos de Portugal continental estão sujeitos a um valor muito alto de radiação ultravioleta, com índices entre 8 e 10, à exceção do concelho de Moura, em Beja, e Mourão, em Évora, que apresentam um valor alto dos níveis de UV.

Com o nível “muito alto”, o Instituto de Meteorologia aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.

O índice de radiação UV apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o 11.O IM prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, com o vento a soprar em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, soprando moderado (25 a 35 km/h), de noroeste no litoral oeste em especial durante a tarde e a sul do cabo Carvoeiro e de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde.As temperaturas máximas esperadas para hoje são de 30ºC em Lisboa, 24ºC no Porto e 31ºC em Faro.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]  

Pin It on Pinterest