Fogo nas Achadas da Cruz continua a preocupar

Embora o dia de hoje tenha sido mais calmo ao nível dos incêndios a frente activa nas Achadas da Cruz está a preocupar a Proteção Civil.

Apesar de ainda haver algumas frentes ativas de incêndios o dia hoje tem sido “mais calmo”, disse ao final da tarde, o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, Luís Neri. Num balanço ao dia, feito às 18h00, o responsável pela Proteção Civil, adiantou que, infelizmente, ainda há um frente ativa preocupante, o fogo nas Achadas da Cruz, no concelho do Porto Moniz.“Este incêndio manteve-se com alguma atividade durante a noite e de manhã, com a intensidade do vento, criou vários pontos de incêndio, o que obrigou o regresso do dispositivo ao local. Lá estão mais 10 viaturas e cerca de 80 elementos”, avançou. Apesar da preocupação o coronel Luís Neri espera que os bombeiros consigam extinguir o incêndio nas Achadas da Cruz com o cair da noite e a descida da temperatura. No local está muito vento o que tem dificultado o trabalho das corporações que se encontram a combater a referida frente de fogo.

Já, em Santa Cruz e nos vários incêndios que ontem foram alvo de preocupação, houve durante o decorrer do dia alguns reacendimentos que foram de imediato controlados sendo que os meios mantêm-se nessas zonas, em vigilância ativa, nomeadamente na Meia Serra. Já, no que concerne a fogos que surgiram no dia de hoje Luís Neri disse que apareceram dois novos pontos e distintos de fogo, no Caniçal e no Pico do Facho, sendo que em nenhum deles há acessibilidade, por isso os bombeiros estão a ver a evolução dos mesmos para combatê-los em áreas mais favoráveis.

Luís Neri destacou o apoio do dispositivo que veio do Continente, mencionando que 50 elementos estão a apoiar no incêndio das Achadas da Cruz e outros 25 na Fonte do Bispo.

“Não temos a referir danos nenhuns em pessoas”, garantiu aquele responsável, considerando normal a agitação que se viveu na zona das Achadas da Cruz, “quando os populares viram o fogo nas proximidades das zonas urbanas ficaram preocupados, mas foi uma situação que foi sempre controlada pelas autoridades”. A terminar o coronel Neri referiu que poderá haver um descida da temperatura a partir de amanhã.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”][fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest