Funchal e o Porto Santo com valores extremos de UV

O Funchal e o Porto Santo apresentam hoje um valor extremo de radiação ultravioleta avisa o Instituto de Metereologia.

O Funchal e o Porto Santo apresentam hoje um valor extremo de radiação ultravioleta, pelo que a população deve evitar a exposição ao Sol, informa o Instituto de Meteorologia (IM).

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje com valores muito altos de radiação ultravioleta (UV), variando entre os índices nove e 10.

Com o nível “muito alto”, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao Sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no site do IM.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o “baixo” e o “extremo”, sendo o máximo o 11.

O Instituto de Meteorologia colocou hoje em alerta amarelo cinco distritos do país devido aos valores da temperatura máxima previstos, que podem atingir os 37 graus centígrados em algumas regiões.

Os distritos que estão em alerta amarelo, são Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre.

O Instituto de Meteorologia prevê uma pequena subida da temperatura máxima. As temperaturas máximas esperadas para hoje são de 31ºC em Lisboa, 26ºC no Porto e 31ºC em Faro.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest