Setor da banana tem potencial para crescer

Manuel António destaca que em determinados períodos do ano a procura chega a ser maior do que a oferta.

O secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais esteve hoje, ao final da tarde, na cerimónia de abertura da XII Mostra Regional da Banana, evento que decorre este fim de semana na freguesia da Madalena do Mar.

Na ocasião, Manuel António Correia anunciou que o sector está em franco crescimento. “O ano passado passamos das 15 mil toneladas e em 2012 já estamos com valores acima destes. Este é um setor muito importante porque diretamente atinge 2800 produtores e produz um valor que se aproxima dos 20 milhões de euros por ano. Desse valor, cerca de 18 milhões de euros vêm de fora da Região, quer por via das exportações que se fazem, quer por via dos apoios da União Europeia ao setor”, apontou.

Apesar do aumento da produção, o governante considera que o setor da banana tem potencial para crescer ainda mais. “Faço mesmo um apelo a todos que têm terrenos com qualidade e com condições para produzir banana que o façam porque há mercado. Em grande parte do ano existe uma procura superior à oferta”, realçou.

Manuel António aproveitou a sua presença na Mostra Regional da Banana para recordar aos agricultores que, na sequência dos últimos incêndios, existe uma ajuda de 95% a fundo perdido para a recuperação do potencial produtivo. “Quero acrescentar uma informação: os projetos que são necessários para aproveitar essa ajuda serão também realizados pelos serviços e fornecidos gratuitamente aos agricultores”, transmitiu.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest