11655 alunos realizaram exames nacionais

Na Região, o número de alunos inscritos na segunda fase de exames nacionais foi de 2494, valor inferior ao registado na primeira fase que se cifrou em 9161.

Foram hoje afixados os resultados da segunda fase de exames nacionais do ensino secundário. Segundo a Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, na Madeira o número de alunos inscritos nesta segunda fase foi de 2 494, por comparação com os 9161 da primeira. De realçar que 978 estudantes se inscreveram nesta segunda fase para melhoria de nota, denotando um investimento pessoal no estudo.

Tradicionalmente, os resultados da segunda fase têm sido inferiores aos da primeira fase. Este ano, porém, num número significativo de disciplinas, os resultados foram mais positivos. Assinalam-se melhorias a Física-Química, Geografia, Economia A, Literatura e Filosofia, acompanhadas por melhorias muito significativas a Português, Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Matemática B. Regista-se, ainda, uma redução nos resultados dos exames de História em relação à primeira fase, sendo de relevar, no entanto, que o resultado regional de História A foi melhor do que a média nacional.

Em termos gerais, identificam-se algumas médias a serem melhoradas no contexto regional, como sejam as de Biologia, Matemática A, Matemática Aplicada às Ciências Sociais, Física-Química, História B e Filosofia. Em comparação com o quadro nacional, na Região foram conseguidos melhores resultados em Matemática B, História A, Desenho A e Literatura Portuguesa, por contraponto com o registado em História B e História da Cultura e das Artes, Matemática A e Física-Química. Note-se que estes exames contribuem com 30% para o cálculo da nota final atribuída em cada disciplina sujeita a exame.

“Com base na análise do trabalho realizado e dos resultados dos últimos anos, a Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos lançará e prosseguirá, em 2012/2013, um conjunto de medidas centradas nos saberes fundamentais, com vista à criação de condições para a melhoria dos resultados escolares”, termina a nota enviada pela Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest