Retroativos começam a ser pagos em setembro

Jaime Freitas garantiu que o pagamento dos retroativos referentes à progressão na carreira dos professores deverá ser feito a partir de setembro.

A contratação de professores para o ano letivo 2012/2013 e a vinculação no quadro dos professores contratados há mais de 10 anos foram alguns dos assuntos abordados pelo Sindicato Democrático dos Professores da Madeira (SDPM) na reunião, que decorreu hoje, como o secretário regional da Educação e Recursos Humanos, Jaime Manuel Freitas.

“Pretendíamos que a vinculação fosse mais cedo, provavelmente era aceitável os 6 anos, mas é uma situação que a atual conjuntura económica não permite. Por isso, continuamos a insistir nesta matéria da vinculação dos professores contratados”, apontou Gilberto Pita, à saída da reunião.

O presidente do SDPM defendeu, ainda, que a referida vinculação deverá já ser feita no próximo ano letivo. “Só assim é que se dá mais garantias e estabilidade ao corpo docente”, sublinhou.

Por sua vez, o secretário regional da Educação e Recursos Humanos anunciou que o pagamento dos retroativos referentes à progressão na carreira dos professores, entre 2008 e 2010, deverá ser feito progressivamente a partir do próximo mês de setembro.

Jaime Freitas referiu, ainda, que o governo está atento à situação dos professores, referindo, no entanto, que a crise, o decréscimo de nascimentos e a emigração têm conduzido à diminuição do número de turmas, situação que se reflete na contratação de docentes.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB