Aripan é “um caso de polícia” (Vídeo)

Trabalhadores desesperados acusam os patrões de corrupção. Meses de salários em atraso complicam o orçamento familiar.

Os trabalhadores da empresa de panificação Aripan acusaram hoje os patrões de roubo e de corrupção. Junto ao Tribunal Judicial do Funchal, onde decorreu uma assembleia de credores, ouviram-se as vozes do descontentamento. São meses de salários em atraso e contas em cima de contas para pagar.

“Não há leis. Ninguém faz nada aos ladrões”, lamentou Paulo Sebastião, denunciando que os empresários passam os bens para outras pessoas e saem dos processos de insolvência a rir. O subsídio de desemprego, que começa a ser pago daqui a três meses, “chega tarde” para fazer face aos compromissos assumidos.

Uma opinião partilhada por outra das funcionárias, que equaciona como vai assegurar o pagamento do carro e os materiais de educação necessários aos filhos. “Como não estamos a receber, vou ficar sem o meu carro, tenho os livros dos miúdos para comprar e não sei como vou fazer. Eles estão bem. Quem é penalizado é quem trabalha”.

Os cerca de 60 trabalhadores da empresa de panificação, que se juntaram no Tribunal Judicial do Funchal, saíram sem uma resposta concreta e sem qualquer entendimento. Mais um exemplo da ineficácia do sistema.

Leonel Nunes, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores na Hotelaria, Turismo, Alimentação, Serviços e Similares da Madeira, disse que as autoridades policiais é que devem tomar conta do caso.

“Nesta terra faz-se tudo. Rouba-se, mata-se, pega-se lume e ninguém é culpado. Esta empresa é um caso de polícia. Os responsáveis pela falência da empresa devem assumir as suas responsabilidades e não querem”.

No próximo dia 12 de Setembro, trabalhadores e sindicato aguardam uma decisão efetiva. Porque, caso contrário, serão tomadas medidas mais extremas. Certo é que as famílias estão a viver um “drama social”. (vídeo dentro de instantes)

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest