Açores recebe Mundial de Surf em Setembro

Os melhores surfistas do mundo irão regressar à cidade da Ribeira Grande, na ilha de S. Miguel.Esta será a quarta edição de um evento que anualmente promove as condições excelentes que os Açores possuem para a prática desta modalidade, contando uma vez mais com atletas de renome internacional.

Com cerca de 200.000 dólares de prémio monetário e importantes pontos para os rankings mundial e europeu em jogo, este ano o SATA Airlines Azores Pro conta com uma novidade – a separação completa entre a prova masculina e a feminina.

Assim, os homens serão os primeiros a competir, entre 4 e 9 de Setembro, naquela que será a penúltima etapa de 6 estrelas do circuito mundial de qualificação deste ano, bem como a penúltima prova, também, a contar para a atribuição do título europeu.

As senhoras vão à água três semanas depois, entre 27 e 30 de Setembro, para a última etapa do circuito mundial de surf feminino de qualificação e também a última prova a contar para a atribuição do título europeu, à semelhança do que aconteceu em 2011.

Neste caso, duas campeãs irão sair dos Açores, bem como a distribuição final das 18 atletas que integrarão a elite mundial em 2013, uma vez que este circuito qualifica as suas primeiras oito surfistas para o WCT feminino.

Esta ‘separação das águas’ tem como objectivo “proporcionar melhores condições e a possibilidade destes atletas competirem nas fantásticas ondas Açorianas,” afirmou Rodrigo Herédia, da organização. “Este ano resolvemos separar as categorias, dando a cada uma delas a possibilidade de realizar o seu evento nas condições mais perfeitas possível no que respeita a  ondas e vento, mas também influenciou o facto de este ser um ano excepcionalmente difícil no que respeita ao fluxo turístico.”

“Assim, a separação das categorias vem contribuir para uma receita extra na economia local, através dos hotéis, rent-a-car, restaurantes e outros, uma vez que os surfistas são cada vez mais turistas consumidores e, acima de tudo, excelentes embaixadores do destino Açores devido a todas as experiências obtidas mas, em especial, às ondas surfadas”, concluiu o director de prova e mentor deste projecto desde o seu início.

Desta forma, espera-se que o SATA Airlines Azores Pro traga este ano oportunidades redobradas de ver o melhor surf mundial em algumas das melhores ondas portuguesas. De 4 a 9 de Setembro e de 27 a 30 do mesmo mês, na Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, Açores.

[twitter style=”vertical” float=”left”][fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest