Lira de S. Mateus em S. Miguel

A Praça do Município de Ponta Delgada vai receber a 1 de setembro, o concerto da Filarmónica Lira de São Mateus, da ilha do Pico.

Este concerto surge no âmbito de um intercâmbio cultural que a Filarmónica Lira de São Mateus tem vindo a desenvolver com a Filarmónica Nossa Senhora das Neves, da Relva, e tem o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, através do ANIMA Cultura.

A Filarmónica Lira de São Mateus comemora, este ano, o seu 12º aniversário, sendo uma das mais recentes dos Açores. É composta por 55 jovens músicos amadores (50% do sexo feminino), quase todos formados na escola de música da banda que tem como maestro José Carlos Medeiros.

Ao longo de 12 anos de existência, esta filarmónica da ilha do Pico tem vindo a desenvolver um trabalho importante, recrutando novos talentos.

A Lira de São Mateus realiza, em média, 40 atuações por ano, sendo que para 2012 tem agendadas 50.

Já realizou inúmeras atuações na ilha do Pico e, através de convites e intercâmbios, nas ilhas Faial, Graciosa, São Jorge, Terceira, São Miguel, Flores e Corvo, bem como no continente português e no Canadá.

Saliente-se, ainda, que esta filarmónica gravou, em 2003, o seu primeiro CD – “Sementes de um Sonho” -, em memória de todos os que lutaram pela criação desta banda.

Em 2005 organizou o “1º Encontro de Bandas Filarmónicas do Triângulo”, que contou com a participação de filarmónicas das ilhas São Jorge, Faial e Pico.

Este ano, a Lira de São Mateus concluiu o circuito açoriano, com uma deslocação à ilha de Santa Maria, a única onde até agora não tinha atuado.

[twitter style=”vertical” float=”left”][fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest