‘É preciso motivar as pessoas pela positiva’

A Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira (AMRAM) defende que é necessário sensibilizar os munícipes para a limpeza dos seus terrenos.

“É preciso motivar as pessoas pela positiva. Por exemplo, uma pessoa que tenha os seus terrenos limpos poderá ter uma taxa de IMI mais baixa. Se todos colaborarmos vamos ter uma Madeira mais segura e diminuir os riscos de futuros incêndios”, apontou José Alberto Gonçalves.

O vogal do concelho executivo da AMRAM reforçou que a legislação também deve ir no sentido dos proprietários dos terrenos sejam motivados para a referida limpeza. “É preciso motivar as pessoas para que elas sejam os primeiros interessados a limpar a sua zona”, sublinhou.

José Alberto Gonçalves falava ao final da manhã, após ter sido ouvido pela Comissão Parlamentar Especializada dos Recursos Naturais e Ambiente. Tratou-se de uma audição solicitada pelo grupo parlamentar do PSD, vindo na sequência de outras audições no âmbito dos “Incêndios na Região Autónoma da Madeira em julho de 2012”.

Na ocasião, o representante da AMRAM e presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz defendeu ainda que é necessário criar legislação para que os munícipes criem a sua própria zona de segurança junto das suas moradias.

José Alberto Gonçalves considera também que os incêndios de julho sensibilizaram as pessoas para a importância da manutenção dos seus terrenos limpos. “Noto que as pessoas estão a fazer muitos pedidos para a realização de queimadas devidamente acompanhadas pelos bombeiros”, concluiu.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB