Portugal estuda tecnologia usada em bombas de calor geotérmicas

A tecnologia utilizada sobretudo em países nórdicos revela-se muito vantajosa para Portugal.

bomba geotermicaCoimbra é uma das oito cidades europeias onde estão a ser testadas as vantagens da implementação de bombas de calor geotérmicas, tecnologia muito utilizada nos países nórdicos. A experiência faz parte do projeto europeu GroundMed que visa avaliar o impacto desta tecnologia em regiões com climas mais amenos junto ao Mediterrâneo, e envolve uma equipa de investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR – UC).

Os vários estudos já efetuados na instalação-piloto no edifício da Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARH) demonstraram que a bomba de calor geotérmica consome muito menos energia do que os sistemas convencionais (ares condicionados ou aquecedores) garantindo o mesmo nível de conforto.

Por exemplo, «no período de verão os equipamentos de ar condicionado instalados no edifício consumiram, em média, 62kWh / dia. Com a bomba geotérmica otimizada, em que os investigadores desenvolveram um sistema de controlo inteligente, o consumo reduziu para os cerca de 28kWh diários, garantindo o mesmo nível de conforto», explica o investigador André Quintino Duarte.

Com instalações piloto também em Espanha (2), França, Itália, Grécia, Eslovénia e Roménia, a próxima fase do projeto, financiado em 4,3 milhões de euros pela União Europeia, é incorporar um tanque cilíndrico revestido com material de mudança de fase (PCM – Phase Change Material), encapsulado, para armazenar energia térmica, calor no caso da instalação em Coimbra e frio na instalação em Septèmes-les-Vallons, em França.

Provada a viabilidade das bombas de calor geotérmicas em países de clima mediterrânico, os investigadores consideram que será muito vantajosa a sua implementação em grandes edifícios, como p. ex., hospitais, onde os gastos energéticos são muito elevados. O site oficial do projeto (http://www.groundmed.eu) tem públicos todos os resultados obtidos.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest