Acidentes de trabalho têm vindo a diminuir [VÍDEO]

Os dados mostram uma diminuição gradual ao longo dos anos. Em 2013 verificou-se um acidente mortal.

seminarioO número de acidentes de trabalho na Região Autónoma da Madeira tem vindo a diminuir. Esta manhã, à margem da sessão comemorativa do Dia Regional da Segurança e Saúde no Trabalho, o secretário regional de Educação e Recursos Humanos, Jaime Freitas, falou igualmente sobre a necessidade de promover uma cultura de prevenção.

“Ao longo dos anos tem havido uma tendência para a diminuição. Felizmente. No entanto, esses dados serão debatidos e apresentados para que haja uma perfeita consciência da realidade que temos. Por exemplo, ao nível dos acidentes de trabalho com consequência morte, verificamos que os acidentes mortais têm sido diminutos. Se bem que, nestas matérias, um acidente é demais”. Em 2013 verificou-se um acidente mortal.

O governante observou que o último dado estatístico aprofundado diz respeito ao ano de 2012 e indica 3.448 acidentes laborais, o que significa uma descida de cerca de mil acidentes em relação ao ano transacto. Uma realidade que, embora significativa, não está desligada do facto de existirem menos empresas, sobretudo de construção civil, a operar na Região.

“Estas matérias são e devem ser analisadas desse ponto de vista. Havendo um menor volume de trabalho ligado a profissões e atividades que potencialmente envolvem maiores riscos, naturalmente que também se diminuem os riscos e diminuindo-se os riscos a consequência é também a de haver menos acidentes de trabalho”.

Desde 1996 que o 28 de abril é comemorado em todo o mundo como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais, designando-se como Dia Mundial para a Segurança e Saúde no Trabalho, e é uma oportunidade de alertar toda a comunidade internacional, empresários, trabalhadores, associações sindicais e de empregadores, para a implementação de uma cultura de prevenção.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest