Madeira tem de manter o “estatuto de região ultraperiférica” [VÍDEO]

Porque assim terá o “fundamento” para captar apoios comunitários para diversas áreas, diz Paulo Rangel.

IMG_6571O cabeça de lista da “Aliança Portugal” às eleições europeias, Paulo Rangel, considerou hoje que um dos objetivos da Região Autónoma da Madeira, no plano europeu, será o de manter o estatuto de região ultraperiférica, porque só assim terá o “fundamento” para captar apoios para diversos sectores, nomeadamente ao nível das pescas, da agricultura, do ambiente, da inovação, da tecnologia ou da energia.

Nesta visita de trabalho à Região, o candidato ao Parlamento Europeu disse que é fundamental que as regiões tenham uma voz que as defenda de forma direta na Europa, sendo que o facto de candidata do PSD/M, Cláudia Aguiar, estar numa posição elegível dá mostras dessa importância. O facto de Portugal sair, este mês, de um programa de apoio também terá influência nas propostas dos eurodeputados portugueses.

“Com o título de região ultraperiférica evidentemente que a Madeira consegue no espaço europeu um tratamento que tem em conta as suas especificidades. Porque o grande problema que existe, designadamente com outros partidos e outras propostas de candidaturas, que nunca se interessaram pela Madeira no plano europeu, nunca tiveram deputados da Madeira no plano europeu e nem sequer os têm num lugar forte na lista, é que eles não têm a visão ou a capacidade para depois no Parlamento Europeu defender esses interesses da Madeira”.

Cláudia Aguiar acrescentou que, apesar das dotações para a Madeira terem diminuído, há uma forte aposta nas áreas tecnológicas, no apoio as pequenas e médias empresas e no apoio às energias renováveis, com vista a reduzir a dependência do exterior. “Há toda uma panóplia de áreas que a União Europeia no próximo quadro comunitário vai apostar e que a Região, sem dúvida, tendo um representante no Parlamento Europeu, não vai deixar passar em branco”. A candidata madeirense não coloca de parte a apresentação de propostas conjuntas com os restantes candidatos da Região que venham a ser eleitos a 25 de Maio.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest