Professores debatem “novas estratégias da redução do risco”

Foi criada nas escolas a figura do “Delegado de Segurança”, referiu o secretário regional de Educação.

IMG_5114A Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos e a Associação Insular de Geografia promovem hoje, no Museu da Imprensa em Câmara de Lobos, o Colóquio intitulado “Educação para uma Cultura de Segurança”.

O secretário regional, Jaime Freitas, disse que as escolas têm procurado incutir nas crianças e jovens uma série de comportamentos face a situações de risco. Há inclusive, em todos os estabelecimentos de ensino, a figura do “Delegado de Segurança”.

“A escola é o espaço de maior segurança para as nossas crianças e jovens, porque institucionalmente é aquele que está bem projetado para o efeito, é aquele em que as crianças estão sistematicamente acompanhadas de pessoas adultas com responsabilidades técnicas e é aquele em que, em última análise, se está a fazer um programa que leva a uma interiorização das regras de segurança e a uma aprendizagem que leva a que os alunos possam e saibam agir corretamente em qualquer circunstância que represente risco.”

Acrescente-se que este colóquio destina-se a todos os professores de todos os níveis de escolaridade e, em particular, a Delegados de Segurança, elementos dos Órgãos de Gestão da escola, Delegados Escolares e membros das autarquias com interesse nesta matéria, visto que as temáticas em análise se assumem pertinentes e em consonância com os temas e conteúdos do projeto de Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos, que integra a área de formação pessoal e social do currículo do ensino básico.

Alexandre Tavares, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, destacou o trabalho que o Governo Regional da Madeira tem feito neste âmbito e reiterou que a escola deve tornar-se o “pivot do envolvimento da comunidade para novas estratégias da redução do risco”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest