Crise está a ter “impacto na medicina dentária”

Os números da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) revelam o impacto da crise na profissão.

dentistasMais de 60% dos médicos dentistas que no passado suspenderam a sua inscrição na Ordem dos Médicos Dentistas estão a exercer no estrangeiro, uma subida face aos 48% verificados em 2012. Atualmente há perto de mil médicos dentistas portugueses a exercer no estrangeiro, uma subida de 45% face ao que se verificava em 2008, altura em que começou a crise económico-financeira.

Os dados mostram ainda que mais de 65% dos médicos dentistas que exercem no estrangeiro estão em Inglaterra, sendo França o segundo destino dos médicos dentistas portugueses, com quase 9%. Quase metade dos médicos dentistas que emigrou tem entre 26 e 40 anos. Para além dos médicos dentistas que desempenham funções a tempo inteiro no estrangeiro, há dezenas de médicos dentistas que trabalham em simultâneo em Portugal e no estrangeiro.

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas considera que “a atual conjuntura socioeconómica está a ter um impacto na medicina dentária nunca antes sentido pela profissão em Portugal. As dificuldades sentidas pelos médicos dentistas expressam aquilo que pode ser um retrocesso grave no acesso à medicina dentária, com consequências futuras na saúde oral e na saúde geral das populações”.

A Ordem dos Médicos Dentistas defende, por isto, que é urgente implementar mecanismos adicionais que permitam assegurar um direito humano básico, o direito de acesso da população a cuidados de medicina dentária. Em 2013 estavam inscritos na Ordem 8.147 médicos dentistas, uma subida face aos 7.779 registados em 2012.

Quase metade dos médicos dentistas, 48%, exerce a sua atividade nos distritos de Lisboa e Porto, existindo 30 concelhos, essencialmente no interior de Portugal Continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, onde não existem médicos dentistas inscritos na ordem.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB