Madeira quer ser “referência” nos desportos ligados à natureza

O primeiro trilho oficial de BTT abrange os concelhos da Ponta do Sol, Calheta, São Vicente e Porto Moniz.

bttO primeiro trilho oficial de BTT da Madeira vai ter cerca de 40 quilómetros e passar por quatro concelhos: Ponta do Sol, Calheta, São Vicente e Porto Moniz.

Esta manhã, na apresentação do percurso, assim como da Associação de Trilhos de BTT da Madeira, criada em Fevereiro deste ano, o secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Correia, sublinhou que a Madeira pode ser uma “região de referência” em termos dos desportos ligados à natureza.

“Este trilho será executado segundo as normas internacionais que regem a atividade e dessa forma, para além de proporcionar a atividade dos locais, terá uma vocação muito grande para atrair pessoas de fora da Região, potenciando e transformando natureza e desporto em economia através da atividade turística. Nós acreditamos que esse cruzamento é muito importante para o futuro da Região”.

O governante destacou também o trabalho do associativismo na promoção destas atividades, muitas delas a título de voluntariado, não esquecendo que estas práticas acabam por contribuir também para a gestão da natureza.

Também Ricardo Pinto, da Comissão Instaladora da Associação de Trilhos de BTT da Madeira, mostrou-se satisfeito com os avanços alcançados na modalidade. Em todo o Mundo existem mais de 25 milhões de praticantes de BTT e a Madeira tem todas as condições para a “dinamização sustentável” deste negócio.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest