Situação financeira do Funchal reflete «erros do passado»

O GR não pode continuar a adiar o pagamento de cerca de 5 milhões de euros de IRS referentes ao ano de 2009, disse Paulo Cafôfo.

DSC_0366A sessão solene do concelho do Funchal assinalou-se hoje fora de portas, numa tenda montada na Praça do Município, dando espaço à participação da população, mas também dando a palavra aos partidos da oposição. Apesar das críticas feitas à governação da Coligação Mudança, cuja vereação sofreu algumas alterações, Paulo Cafôfo, presidente da Câmara Municipal do Funchal, garantiu que estão a fazer os possíveis para o desenvolvimento do concelho, mesmo tendo em conta os constragimentos político-económicos do país e da Região e o legado que a anterior vereação de Miguel Albuquerque deixou.

«A nossa situação financeira débil e complexa reflete claramente erros do passado, que usou em abundância “criatividade” contabilística. O endividamento de 96 milhões de euros impossibilita a autarquia de fazer grandes investimentos no futuro, sendo que mesmo depois dos pagamentos ao abrigo do PAEL, transitaram para 2014 e nos anos seguintes 16,5 milhões em planos de pagamentos, dívida originada em 2012 e 2013.»

O autarca disse ainda, na sua intervenção, que o Governo Regional não pode continuar a adiar o pagamento de cerca de 5 milhões de euros de IRS referentes ao ano de 2009. «A postura de quem governa não pode ser a de comprometer o futuro». Mas ainda assim, face a estes desafios financeiros, Paulo Cafôfo apontou algumas das medidas implementadas e que se centram em três eixos de ação: investimento e apoio social; o desenvolvimento económico e a criação de oportunidades; e a democracia participativa e a boa gestão pública.

A revisão do Plano Diretor Municipal, o Programa de Revitalização do Comércio, o Plano de Mobilidade e Transportes, o Programa de Regeneração Urbana e o Programa Funchal Digital/Loja do Munícipe foram considerados fundamentais para «mudar o paradigma de desenvolvimento urbano do concelho».

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger