Jardim inaugura nova Praça da Autonomia

Assim como a 2ª fase da obra de intervenção nas Ribeiras de João Gomes e Santa Luzia.

unnamedO Presidente do Governo Regional está a inaugurar a nova Praça da Autonomia e a 2º fase da obra de Intervenção nos Troços Terminais das Ribeiras de João Gomes e Santa Luzia, realizada ao abrigo da Lei de Meios.

Esta intervenção permitiu o aumento da profundidade do leito das referidas ribeiras. Dos anteriores 3 metros, passou-se para os 7 metros de altura, com uma inclinação que aumentou de 0,7 % para 2 % (+ 1,3%). A junção das duas ribeiras (João Gomes e Santa Luzia) faz-se no interior da Praça da Autonomia, a céu aberto, diminuindo significativamente a área coberta, o que facilitará as operações de manutenção e de desassoreamento.

Quanto à Rotunda da Praça da Autonomia, a circulação automóvel é desenvolvida em duas faixas de rodagem, assegurada pela construção de 3 pontes rodoviárias (Ruas 31 de Janeiro, Brigadeiro Oudinot e faixas Sul da Avenida do Mar) garantido que nessas pequenas secções cobertas o caudal de água das ribeiras não encontre obstáculos.

Os trabalhos agora concluídos estão incluídos no  Grande Projeto designado “Intervenção nos Troços Terminais das Principais Ribeiras do Funchal”, cofinanciados pela União Europeia no âmbito do Programa Operacional de Valorização do Território. O custo total  é de 81.866.393,00€, sendo de 77.476.113,00€  o valor de despesas elegíveis. A taxa de comparticipação comunitária é de 85%.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest