Madeira privilegia inclusão social [VÍDEO]

Arrancou hoje a Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais 2014 (SRPNE).

IMG_0933No âmbito da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais (SRPNE), o Dolce Vita Funchal acolhe, ao longo do dia de hoje, a atividade Recantos de Inclusão. O diretor regional de Educação, João Estanqueiro, destacou o trabalho de inclusão realizado na Região Autónoma da Madeira.

«Estamos muito à frente daquilo que se faz em alguns países da Europa», disse, acrescentando que a Educação Especial acompanha cerca de 7.500 alunos, nunca esquecendo os adultos portadores de deficiência. «Temos não só as crianças e os alunos até à escolaridade obrigatória, mas temos inclusive um lar em que os adultos com deficiência, que a determinada altura ficam sem família, são acolhidos por nós».

Depois das atuações inclusivas, numa parceria entre o Centro de Atividades Ocupacionais de São Pedro e o Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, segue-se, pelas 12h30, o Centro de Atividades Ocupacionais de Santo António com a peça de teatro “Os símbolos de Natal”, seguido de um animado momento musical inclusivo, do Núcleo de Inclusão pela Arte. A tarde é também recheada com um momento de expressão corporal e dramática, do projeto “Oficinas d’Animação ” da Associação de Familiares e Amigos do Doente Mental da RAM, e atividades desportivas.

O Dolce Vita apresenta ainda um espaço de divulgação de atividades e produtos das seguintes Associações: Associação de Familiares e Amigos do Doente Mental da RAM; Associação de Surdos, Pais, Familiares e Amigos da Madeira; Associação Portuguesa de Deficientes – Delegação da Madeira; Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo; Associação dos Amigos da Pessoa com Necessidades Especiais da Madeira.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest