“Significativo Azul” da PSP ajuda 25 instituições na Madeira

O protocolo entre a Polícia de Segurança Púbblica e a Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos foi formalizado esta tarde.

fotografia 1O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública formalizou, esta tarde, um protocolo de cooperação com 25 instituições da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos. O programa Significativo Azul visa contribuir para a segurança de pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência e dos que com elas interagem.

“Esta é uma causa para a qual dedicamos a nossa maior atenção”, afirmou o Intendente Oliveira Martins, lembrando que a Polícia de Segurança Pública celebra hoje, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, mais de 160 protocolos em todo o País.

Jaime Freitas, secretário regional de Educação e Recursos Humanos, considerou que este programa representa mais um passo importante na inclusão dos cidadãos portadores de deficiência, não apenas no dia de hoje, mas de forma contínua. “Queremos que a causa da inclusão seja melhor compreendida por toda a sociedade”, sendo que os protocolos mostram que as instituições estão atentas.

O programa visa ainda: sensibilizar e formar os profissionais das organizações da área da deficiência e reabilitação para uma cultura de prevenção de situações de violência e maus tratos contra pessoas com deficiência; sensibilizar os polícias para a problemática da deficiência e para a necessidade de uma especial proteção das pessoas com deficiência; promover a cooperação interinstitucional entre a PSP e a área da deficiência e reabilitação; melhorar o atendimento e encaminhamento das pessoas com deficiência; e especializar a comunicação e informação para a população com deficiência.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest