Hepatite C: 15 doentes da RAM vão beneficiar do novo tratamento

O “tratamento inovador” prevê para já uma verba de cerca de meio milhão de euros.

insNa Região são 15 os doentes que estão referenciados para terem acesso ao tratamento da Hepatite C. “Os doentes estão referenciados, serão introduzidos no portal da Hepatite C e serão acompanhados pelo médico assistente que lhes fará a prescrição do tratamento e todo o seguimento que é normal fazer num doente com esta patologia”, apontou o secretário regional dos Assuntos Sociais.

Francisco Jardim Ramos, que falava esta tarde à margem da cerimónia de apresentação do programa de acesso aos doentes residentes na RAM aos medicamentos para tratamento da Hepatite C, frisou também que o “tratamento inovador” prevê para já uma verba de cerca de meio milhão de euros. “É natural que essa verba venha a ser reforçada pelo menos anualmente”, sublinhou, acrescentando que se perspetiva que o tratamento por doente demore em média cerca de 90 dias, consoante os casos.

A cerimónia de apresentação do programa de acesso aos doentes residentes na RAM aos medicamentos para tratamento da Hepatite C contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Manuel Ferreira Teixeira, que salientou que o acordo entre o Ministério da Saúde e o SESARAM “não foi difícil”, uma vez que “existe uma grande relação de confiança” entre ambas as partes. “Foi um bom processo. Fácil, rápido, produtivo, assim fosse tudo”, apontou.

Manuel Teixeira anunciou, ainda, que o início do tratamento será imediato. “A empresa já fez chegar à Região embalagens do medicamento. Portanto, agora a distribuição é imediata”, indicou.

Sem querer referir o preço do medicamento, o secretário de Estado da Saúde explicou que o Ministério da Saúde fez um contrato com a empresa “com preços inferiores a qualquer outro contrato feito até agora”. “Nós não pagamos embalagens, nós pagamos tratamentos. E só pagamos os tratamentos que forem bem sucedidos”, realçou.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest